SkyDrones recebe Certificado de Voo Experimental para drone classe 2
- SkyDrones
- 7 de mai.
- 1 min de leitura

Documento da ANAC é a última etapa antes da primeira Autorização de Projeto para uma aeronave agrícola remota nacional de 20 e 30 litros, permitindo seu uso comercial no Brasil.
A SkyDrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre, recebeu no dia 24/02/22 o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para a versão com capacidade de 30 litros de seu drone de pulverização Pelicano. O documento, emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil, é o primeiro passo para o modelo receber a Autorização de Projeto – o equivalente, para drones, à Certificação de Tipo para as aeronaves tripuladas. Essa Autorização, por sua vez, é pré-requisito para a empresa comercializar no País o drone com mais de 25 quilos de peso máximo de decolagem (PMD). O que se enquadra na Classe 2 da Anac, que vai até os 150 quilos de PMD.
Conforme o empresário diretor-executivo Ulf Bogdawa, a SkyDrones é a primeira fabricante nacional a receber o CAVE. Ele lembra que já havia uma empresa com a certificação, nesse caso, para o drone de uma fabricante chinesa, representada por ela. Por isso, Bogdawa salienta que a conquista da SkyDrones representa um marco para o setor, “pela dificuldade de se desenvolver tecnologias de drones no Brasil”.
Na prática, o Cave permite que a fabricante realize voos de demonstração e de aperfeiçoamento de projeto do Pelicano de 30 litros. “Estamos utilizando a mesma tecnologia dos Pelicanos de 10 litros. Com isso, aplicamos no novo modelo mais de 5 mil horas de experiência em operações”, entusiasma-se o empresário.

コメント